Reading with Coffee

Nossa história

Uma história de sucesso editorial

Em 24 de março de 1994, ao entender que só poderia estar neste mundo acompanhada de arte, cultura e letras, num rompante de idealismo e amor, fundei a Editora Cartaz  que daria origem à Editora Cartolina. 

Hoje nos empenhamos para divulgar artigos científicos na área de Estudos da Linguagem, Ensino de Línguas e Educação, acessíveis aos nossos profissionais e estudantes de pós graduação. Mas, durante este trajeto, nossa produção lítero cultural passou por:

• artes gráficas, com o “jornal de bar”, as divertidas toalhas “De Bar em Bar”;

• pelas artes plásticas, com a grande exposição do artista plástico  Caio Mourão no Parque Hotel Araruama, da ilustradora ZAN, na Casa de Cultura e de Mozart Bueno, com trabalhos em fibra de bananeira. Destaque, ainda, para o livro de artes (um dos únicos da Região dos Lagos), Imagens que Vivi – com cerca de 40 artistas do Atelier Berta Antunes;

• pela música, com os Encontrartes – Encontros de Música e Artes, no Centro Comercial Pinho;

• pela literatura, com a edição de mais de 30 títulos, entre os quais, “Prata da Casa” 1 e 2, de Caio Mourão, “O Diário de Teca”, de Daniela Magalhães, adotado por algumas escolas da nossa rede de ensino, e o mais recente romance “Oito Vidas que velejam” de Luiz Cláudio Pessoa Soares (traduzido para o francês), ou o Concurso Nacional de Contos, Crônicas e Poesias, que resultou em seis coletâneas literárias Letras em Cartaz;

• pelo teatro com peças como “Ainda que Toque”, “Celas”, “O Funeral de Esmerinda França” e “Velhos como o Outono”, que fez  temporada de dois meses na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, ou o Concurso Nacional de Dramaturgia e Leituras Dramáticas, que, em seis edições consecutivas, levou Araruama para a vanguarda do movimento dramatúrgico nacional, atraindo, assim como o concurso literário, participantes de todo o Brasil.

Outros eventos realizados
A Editora Cartaz/Cartolina produziu, entre outros, os seguintes eventos:

* Jovem Literatama, Concurso de Poesias com o tema Amor, em duas etapas: A primeira para jovens até 21 anos, e a segunda com faixa etária livre. Nas duas fases a Editora Cartaz/Cartolina ofereceu prêmios aos tres primeiro colocados, promoveu palestras sobre o tema e está em fase de edição de livro com os melhores trabalhos do Concurso Jovem Literatama.

* Premiação do melhor quadro do “Tapete de Sal”, nos anos de 1998 e 1999, intensificando sua participação em um dos mais tradicionais e representativos eventos de Araruama

* Participação como patrocinadora de todos os eventos da Sociedade Arte da Cidade (Soarte), inclusive mostra de vídeo e 3 edições do “Encontrar-te” (Encontro de Música e Artes).

* Concurso de Contos de Natal, em 1998, em que premiou o melhor conto, publicando-o em sua edição de Natal

* Concurso de Crônicas Sobre Araruama, por ocasião do aniversário da Cidade, em 6 de fevereiro.

* Concurso Contos de Carnaval, que premiou a melhor história de carnaval.

* Concursos Literários sobre variados temas no jornal A Folha da Região;

* Exposição de Caio Mourão no Parque Hotel de Araruama – desenhos, pinturas e esculturas.

* Concursos de Textos Teatrais Inéditos e Leitura Dramática, já em suas quinta edição, em parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ).