top of page
Reading with Coffee

Nossa história

Uma história de sucesso editorial

Em 24 de março de 1994, ao entender que só poderia estar neste mundo acompanhada de arte, cultura e letras, num rompante de idealismo e amor, fundei a Editora Cartaz  que daria origem à Editora Cartolina. 

Hoje nos empenhamos para divulgar artigos científicos na área de Estudos da Linguagem, Ensino de Línguas e Educação, acessíveis aos nossos profissionais e estudantes de pós graduação. Mas, durante este trajeto, nossa produção lítero cultural passou por:

• artes gráficas, com o “jornal de bar”, as divertidas toalhas “De Bar em Bar”;

• pelas artes plásticas, com a grande exposição do artista plástico  Caio Mourão no Parque Hotel Araruama, da ilustradora ZAN, na Casa de Cultura e de Mozart Bueno, com trabalhos em fibra de bananeira. Destaque, ainda, para o livro de artes (um dos únicos da Região dos Lagos), Imagens que Vivi – com cerca de 40 artistas do Atelier Berta Antunes;

• pela música, com os Encontrartes – Encontros de Música e Artes, no Centro Comercial Pinho;

• pela literatura, com a edição de mais de 30 títulos, entre os quais, “Prata da Casa” 1 e 2, de Caio Mourão, “O Diário de Teca”, de Daniela Magalhães, adotado por algumas escolas da nossa rede de ensino, e o mais recente romance “Oito Vidas que velejam” de Luiz Cláudio Pessoa Soares (traduzido para o francês), ou o Concurso Nacional de Contos, Crônicas e Poesias, que resultou em seis coletâneas literárias Letras em Cartaz;

• pelo teatro com peças como “Ainda que Toque”, “Celas”, “O Funeral de Esmerinda França” e “Velhos como o Outono”, que fez  temporada de dois meses na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, ou o Concurso Nacional de Dramaturgia e Leituras Dramáticas, que, em seis edições consecutivas, levou Araruama para a vanguarda do movimento dramatúrgico nacional, atraindo, assim como o concurso literário, participantes de todo o Brasil.

Outros eventos realizados
A Editora Cartaz/Cartolina produziu, entre outros, os seguintes eventos:

* Jovem Literatama, Concurso de Poesias com o tema Amor, em duas etapas: A primeira para jovens até 21 anos, e a segunda com faixa etária livre. Nas duas fases a Editora Cartaz/Cartolina ofereceu prêmios aos tres primeiro colocados, promoveu palestras sobre o tema e está em fase de edição de livro com os melhores trabalhos do Concurso Jovem Literatama.

* Premiação do melhor quadro do “Tapete de Sal”, nos anos de 1998 e 1999, intensificando sua participação em um dos mais tradicionais e representativos eventos de Araruama

* Participação como patrocinadora de todos os eventos da Sociedade Arte da Cidade (Soarte), inclusive mostra de vídeo e 3 edições do “Encontrar-te” (Encontro de Música e Artes).

* Concurso de Contos de Natal, em 1998, em que premiou o melhor conto, publicando-o em sua edição de Natal

* Concurso de Crônicas Sobre Araruama, por ocasião do aniversário da Cidade, em 6 de fevereiro.

* Concurso Contos de Carnaval, que premiou a melhor história de carnaval.

* Concursos Literários sobre variados temas no jornal A Folha da Região;

* Exposição de Caio Mourão no Parque Hotel de Araruama – desenhos, pinturas e esculturas.

* Concursos de Textos Teatrais Inéditos e Leitura Dramática, já em suas quinta edição, em parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ).

bottom of page